sábado, 24 de enero de 2009

Abraço 30/12/2008

Gente,

É o primeiro inverno que passo fora de casa desde que decidi me descobrir em novos ares. E a verdade é que o inverno Europeu é rigoroso, muito mais nos corações que nos termometros. Aqui na Catalunya não faz mais frio que no Sul brasileiro, mas há uma diferença muito grande nos efeitos do frio na alma das pessoas.Digo o que sinto desde aqui da Catalunya, e não generalizo, existem "pessoas e pessoas" no mundo inteiro.Desde que cheguei aqui tenho descoberto muita coisa curiosa em mim e nas pessoas. Faço minha silenciosa pesquisa antropológica, tentando olhar dentro de cada indivíduo que cruza o meu caminho, nem que seja por segundos. Descobri que existe muita gente que não sabe o que é abraço, que nunca deu um abraço e que não sabe reagir quando é abraçada. Para nós brasileiros pode parecer irreal o fato de que haja pessoas que não sabem fazer o que para muitos de nós é tão natural quanto falar.Eu que sempre abraçei exageradamente as pessoas, continuo abraçando, mesmo quando nao há resposta, pois sinto que isso é uma virtude que temos que conservar, uma linda caracteristica, desejada e admirada por muitos. Saber sorrir, saber tocar, saber falar com os olhos, saber afagar, saber se expressar e principalmente saber trocar as melhores vibrações através de um forte abraço.O Latinoamericano em geral, quando se manifesta aqui no velho mundo, corre o sério risco de ser mal interpretado. Eu, desde a ótica feminina, percebo que muitas vezes, sou mal interpretada pelo meu jeiro de andar, de falar, de gesticular, de dançar, ou seja, se eu me importo com as interpretações, tenho que me anular, deixar de ser eu mesma. Estou descobrindo que ser Brasileiro é mais lindo do que eu imaginava, e a beleza não está no orgulho de ser brasileiro, de dizer que é brasileiro, na exaltação da pátria, nada disso, é lindo apenar ser, sem nenhum compromisso patriótico.É lindo poder expressar os sentimentos, não ter medo de dizer eu "te adoro", "eu te amo"," to com saudade", ou dizer tudo isso através de um abraço.

ABRACEM-SE muito!!!